Votação decorre até ao dia 5 de Janeiro


O Castanheiro Gigante de Guilhafonso, na freguesia de Pêra do Moço, no concelho da Guarda, é candidato a árvore Portuguesa do ano 2023. Este ano, entre as 39 candidaturas recebidas, foram seleccionadas as 10 árvores que estão agora em votação.
Para além do castanheiro gigante de Guilhafonso, com mais de 500 anos, entre as árvores a concurso encontra-se uma azinheira de São Brás de Alportel, com 250 anos e 17 metros, um carvalho com 500 anos de Calvos, o eucalipto de Contige (maior árvore classificada de Portugal, pela Universidade de Aveiro), de Mafra um metrosídero com uma copa imponente, um plátano de Mangualde, e quatro oliveiras (a oliveira de Casais de São Brás com um tronco dividido em três; a oliveira de Mouriscas com mais de 3000 anos; a oliveira da Lagoa com 2000 anos; e a oliveira de Pedras d’el Rei, em Tavira, também com mais de 2000 anos).
É destas dez árvores que vai sair a vencedora que representará Portugal na edição europeia do Tree of the Year 2023.
O período da votação decorre até ao dia 5 de Janeiro de 2023, e todos os interessados podem votar na sua árvore favorita através de um sistema de votação online (https://portugal. treeoftheyear.eu/Vote).
Nomeado pela junta de freguesia de Pêra do Moço, estima-se que o Castanheiro Gigante de Guilhafonso, classificado em 1971 como de interesse público pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, seja resultado da junção de dois castanheiros, cujos troncos estavam muito próximos e ao longo do tempo se foram fundindo.
Árvore vencedora da competição nacional representará Portugal no concurso europeu que é organizado pela Associação de Parceria Ambiental, composto por vencedores dos diferentes concursos nacionais.