Concelho da Guarda


“Em 2020, o Povo de três Paróquias do Bispado da Guarda, Casal de Cinza da Ordem de Malta, S. Pedro do Jarmelo herdeira, com S. Miguel, do Concelho do Jarmelo e Pousade de S. Vicente de Fora que se encontram em lugar assinalado num barroco de Vale de Frades na Nave da Freira” recordaram e celebraram, naquele local, olhando estrelas, “a Adoração que três Sábios Reis fizeram ao Menino Jesus, há tantos anos quantos os que nosso Calendário tem”.
O acontecimento juntou, esta segunda-feira, 6 de Janeiro, algumas dezenas de pessoas, à volta do barroco de Vale de Frades na Nave da Freira, um lugar em que confinam as freguesias de Casal de Cinza, Jarmelo e Pousade, no concelho da Guarda.
O evento teve início às 22.00 horas e foi convocado e promovido pelo cientista Carvalho Rodrigues, actualmente a residir na freguesia de Casal de Cinza.
Como a noite estava fria houve fogueira, fogo-de-artifício, dando maior brilho ao cantar das janeiras e às cantigas à desgarrada.
Um momento que Carvalho Rodrigues quer ver repetido com o intuito de aproximar as pessoas dos três povos vizinhos (Casal de Cinza, Jarmelo e Pousade).