Incêndios


Na segunda-feira, dia 2 de Setembro, os bombeiros combateram quatro incêndios florestais no distrito da Guarda, sendo dois em Seia, um em Figueira de Castelo Rodrigo e outro em Almeida.
O incêndio de Almeida eclodiu pelas 12.42 na zona de Senouras/Leomil, numa zona de floresta e estava a ser combatido por 93 homens, 23 veículos e 2 aviões bombardeiros. No concelho de Seia um total de 170 operacionais, 43 viaturas e 5 meios aéreos combatiam, a meio da tarde, as chamas em Alvoco da Serra (iniciadas pelas 12.47 horas) e Teixeira de Cima/Teixeira (13.01 horas).
Luciano Ribeiro, vereador da Câmara Municipal de Seia com o pelouro do Ambiente referiu que os dois incêndios, que lavravam na área da Serra da Estrela, não estavam a ameaçar habitações. Segundo o autarca, os incêndios estavam “afastados um do outro”, progredindo o de Teixeira em direcção a Vide e o de Alvoco da Serra em direcção a Outeiro da Vinha. Referiu que as chamas progrediam em encostas e no cimo de um monte, “numa zona que tem sido intervencionada” pela Câmara Municipal, Comissões de Baldios e Juntas de Freguesia, em termos de abertura de aceiros para a defesa da floresta. “Vamos ver se o trabalho de prevenção resulta”, disse o autarca indicando que o acidentado do terreno, o vento e o muito calor que se faziam sentir na zona, estavam a dificultar o trabalho dos meios de combate.
O incêndio no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, que surgiu pelas 14.17 horas, queimava uma área de mato na zona da Marofa e estava a ser combatido por 66 homens, 15 veículos e um helicóptero, de acordo com informação disponibilizada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil na sua página na Internet.