Figueiró da Serra


Dom Manuel Felício vai presidir à bênção da primeira pedra do Lar de Idosos de Figueiró da Serra, no concelho de Gouveia, no próximo Sábado, 13 de Setembro. A cerimónia começa às 18.30 horas, com a celebração da Missa na Igreja Paroquial, seguindo-se no sítio do Chão da Eira a bênção da primeira pedra, com assinatura da acta, pelas entidades presentes.
Para esta cerimónia, a Comissão de Melhoramentos de Figueiró da Serra, promotora do projecto, convidou toda a população.
Maria Isabel Santos, Presidente da Direcção, explicou ao Jornal A GUARDA que “a cerimónia do lançamento da primeira pedra, do futuro Lar de idosos, pretende ser o ponto de partida para a angariação de fundos junto da população, dos sócios e dos amigos de Figueiró da Serra”. E acrescentou: “Temos algumas promessas de donativos, que ainda não foram concretizadas devido a dúvidas que andam no ar, sobre a concretização da obra”.
O Lar de Idosos de Figueiró da Serra vai nascer em terrenos cedidos pela Fábrica da Igreja Paroquial que, em tempos passados, ainda ponderou a construção do equipamento. Há cerca de três anos, devido à falta de utentes, o padre José Carlos Boto foi obrigado a fechar as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário que eram garantidas pelo Centro Social Paroquial. Através de um contrato de Comodato e cooperação, a Fábrica da Igreja Paroquial de Figueiró da Serra cedeu gratuitamente, em Janeiro deste ano, à Comissão de Melhoramentos, o Salão Paroquial para “satisfazer a população da Freguesia nas suas carências com apoio domiciliário, que contempla os cuidados de higiene pessoal, habitacional, alimentação e tratamento de roupas, prestar serviços no âmbito de dinamização social e cultural, através de organização de acções de formação, enquanto as obras do Lar e Centro de Dia não estiverem concluídas”.
Maria Isabel Santos explica o retomar do projecto de construção do Lar de idosos devido ao facto de “os mais novos fugirem, haver poucas crianças e a população estar muito envelhecida”. A Câmara Municipal de Gouveia já se pronunciou sobre o licenciamento do projecto de arquitectura dizendo que “está em condições de ser aprovado”. A obra em causa insere-se em zona urbana e tem em vista a construção de uma estrutura residencial para idosos com capacidade para 21 residentes, com quartos individuais, duplos e triplos.
A Comissão de Melhoramentos de Figueiró da Serra está confiante em relação à concretização da obra e promete “concorrer aos fundos comunitários” para encontrar financiamento. “Vamos concorrer a tudo o que seja possível” explica a Presidente da direcção. Tendo em vista a angariação de verbas a Comissão de Melhoramentos já organizou várias iniciativas, nomeadamente almoços solidários em que a população tem participado em grande número.
“Com o apoio dos sócios, com as promessas que já nos fizeram, a partir da bênção da primeira pedra espero que comecem a entrar verbas”, refere Maria Isabel Santos.