Programa Educativo


O Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC) e a Associação Transumância e Natureza (ATN) organizam, até ao final de 2014, o programa BioCôa. Trata-se de um programa educativo que tem como objectivo aproximar os estudantes do património natural existente na região e sensibilizá-los para a importância da conservação da flora e fauna autóctones.
Os Agrupamentos de Escolas dos concelhos que integram o PAVC (Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Vila Nova de Foz Côa e Mêda) vão ter a oportunidade de participar em actividades que pretendem promover o envolvimento com a natureza.
Cada Agrupamento de Escolas poderá organizar cinco sessões teóricas na escola e levar duas turmas à Reserva da Faia Brava. As sessões teóricas são especialmente desenhadas para celebrar o Mês da Floresta Autóctone (cujo dia se celebra a 23 de Novembro), e incluem uma sessão teórica sobre a fauna e flora do Vale do Côa e uma oficina de plantação de árvores. No final da oficina, cada aluno levará para casa a sua árvore, que deverá cuidar, para plantar no ano seguinte na Reserva da Faia Brava.
As visitas guiadas vão ser realizadas por um técnico da Associação Transumância e Natureza, e são especialmente pensadas para os alunos do 8º ano, no âmbito da estrutura curricular da disciplina de Ciências da Natureza.