Política


A deputada Mariana Aiveca, do Bloco de Esquerda (BE), questionou, no dia 6 de Março, o Ministério da Economia (ME), através da Assembleia de República, sobre a situação que envolve os ex-trabalhadores da antiga empresa têxtil Beiralã, de Seia.
A deputada lembra que a Beiralã, hoje designada por Tecswin, “entrou em processo de insolvência há 7 anos, deixando mais de uma centena e meia de trabalhadores no desemprego”. “Em 2009, no seguimento de um processo de viabilização, a administração da empresa localizada em Seia acordou a readmissão de 150 operários e o pagamento de um montante de cerca de 3 mil euros a cada um, correspondente a salários e outras prestações em atraso, tendo os trabalhadores abdicado das suas indemnizações”, lembra. A deputada do BE refere que os ex-trabalhadores da Beiralã reuniram-se no passado mês de Fevereiro para exigir o cumprimento do acordo laboral, reivindicando “o cumprimento dos pagamentos em atraso, que ascendem a 3 milhões de euros, mas também a readmissão do número de trabalhadores prometido”.
No requerimento, Mariana Aiveca refere que “não é demais recordar que esta empresa beneficiou de apoios públicos para sua recuperação e viabilização e que os trabalhadores se comprometeram também no esforço colectivo pela recuperação da empresa. Perante este quadro é uma questão de justiça exigir que os compromissos assumidos pela empresa sejam cumpridos com rigor”. “Tem o ME conhecimento desta situação? Como irá o ME proceder de modo a garantir que estes trabalhadores recebem os salários em atraso e que o acordo laboral será cumprido?”, pergunta a deputada do BE.