Associação de Municípios da Cova da Beira


Nos dias 17 e 18 de Julho, a Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), através da Comunidade de Trabalho Beira Interior Norte - Salamanca (Espanha) reuniu no Vale do Rossim Eco Resort, no Parque Natural da Serra da Estrela.
No encontro foi apresentado o Plano Transfronteiriço de Apoio ao Empreendedorismo na Beira Interior Norte e Salamanca, por Gonçalo Poeta, do Instituto Politécnico da Guarda, e por José Ignacio Macias, da Universidade de Salamanca, Espanha.
Na ocasião, o presidente da AMCB, José Manuel Biscaia, frisou a importância para os territórios desta parceria criada há mais de 10 anos entre a AMCB e a Diputacion de Salamanca, que permitiu a realização de projectos de infra-estruturas rodoviárias, preservação do meio ambiente, optimização e eficiência energética, assim como a aproximação da actividade comercial como é exemplo disso a feira EcoRaia.  
José Prieto, deputado e representante da Diputacion de Salamanca, enalteceu todo o trabalho e a relação de afectividade já criada com as pessoas e instituições, trabalho este que vem facilitar toda a preparação de um novo quadro comunitário.
No encontro foi também apresentada a Estratégia Bin-Sal 2020 por Agustin Caballero, e as novas linhas estratégicas para o POCTEP, pelo coordenador Jorge Brandão. Carlos Santos apresentou também o “Festival Transfronteiriço com Sentidos” que terá a participação de vários expositores nacionais e espanhóis, que está vocacionado para a família e, segundo a AMCB, inclui uma panóplia de actividades e de expositores “para todos os gostos e sabores”.