A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) faz um balanço positivo do projecto “Cidade Limpa”,

que contribui para a candidatura dos Municípios à Bandeira Azul do Ambiente.
A AMCB refere que, 7 anos depois de ser implementado no terreno, o projecto continua a ser “um sucesso”, tendo em conta que anualmente são lavados e higienizados cerca de 15 mil contentores de lixo nos Municípios que constituem a Associação, com lavagens de contentores e das ruas em cada município.
O projecto “Cidade Limpa”, constituído por uma viatura de higiene e limpeza de contentores e das ruas, foi implementado pela AMCB para melhorar a qualidade ambiental dos Municípios. O camião está equipado com equipamento moderno e automatizado, sendo a lavagem dos contentores feita através de um hidro-compressor.
“É uma grande iniciativa para contribuir para a higienização dos Municípios e qualificar ambientalmente as cidades”, sublinha José Manuel Biscaia, presidente da AMCB, realçando que o projecto “Cidade Limpa” contribui para a candidatura dos Municípios associados ao galardão ECO XXI, o maior distintivo nacional para os Municípios Amigos do Ambiente, que já é ostentado por Manteigas e Fundão.
O presidente da AMCB pretende agora candidatar os restantes Municípios associados ao estatuto ambiental. Para além de Manteigas e Fundão, fazem ainda parte da AMCB os Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.
O projecto “Cidade Limpa” é uma das medidas, entre outras, que a AMCB adoptou para tratar o meio ambiente e que “tem tido resultados grandes e louváveis”, refere José Manuel Biscaia.