Fernão Joanes


O projecto Festa da Transumância, edição de 2013, da Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes ficou em primeiro lugar no “Prémio Boas Práticas Associativas”. É o segundo ano que o Instituto Português do Desporto e Juventude atribui esta distinção aos melhores projetos de cada região, num total de cinco. Na edição do ano passado a ACR Fernão Joanes conseguiu um honroso terceiro lugar com o projeto do Campeonato Nacional de Motocross. Este ano concorreu com o projeto Festa da Transumância e ganhou o primeiro lugar em mais de 50 projectos apresentados, recebendo a honra da distinção e um prémio monetário no valor de 1500 euros.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 6 de Dezembro, nas instalações do IPDJ de Braga com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro.
Recorde-se que Emídio Guerreiro tinha passado pela freguesia de Fernão Joanes, no mês de Agosto, onde visitou as instalações da ACR Fernão Joanes e conheceu todos os seus projetos. Emídio Guerreiro referiu no discurso de encerramento da cerimónia que os projetos das Associações não podem ser só conhecidos localmente, têm de ter visibilidade nacional porque a mesma ideia pode funcionar em qualquer local do país.
Para o Presidente da ACR Fernão Joanes, António Bico, “este prémio é o corolário do empenho e dedicação que todos os jovens e menos jovens voluntários têm não só neste projeto da Festa da Transumância, festival pioneiro no país e que se realiza há mais de uma década, mas também em todas as iniciativas de dimensão nacional e internacional como é o caso do Campeonato Europeu de Motocross”.