Seia


A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Centro, procedeu no passado dia 16 de Junho, a uma acção de fiscalização dirigida a um armazém ilegal no concelho de Seia. Como resultado desta acção, desencadeada no âmbito da Segurança Alimentar, foram apreendidos cerca de 12.600 Kg de mel, proveniente de Espanha e originário da China, por falta de registo de operador/receptor para trocas intracomunitárias, e 454 kg de medicamento de uso veterinário para tratamento de varroa (parasita que infecta as abelhas). Foi instaurado o respectivo processo de contra-ordenação tendo o valor total da apreensão rondado os 34.000 euros.
A intervenção da ASAE que incidiu sobre um local de armazenamento e distribuição permitiu evitar a entrada no mercado de produto que se apresentava com falta de requisitos, é referido em comunicado.
A ASAE tem por missão a fiscalização e prevenção do cumprimento da legislação reguladora do exercício das actividades económicas, nos sectores alimentar e não alimentar, bem como a avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar, sendo o organismo nacional de ligação com as suas entidades congéneres, a nível europeu e internacional.