Protocolo foi assinado na Covilhã


Uma das antigas torres da Força Aérea na Serra da Estrela, vai ser cedida aos municípios de Covilhã, Seia e Manteigas, no âmbito de um protocolo celebrado entre as autarquias e a Direcção-Geral de Recursos da Defesa Nacional.
O protocolo entre as três autarquias e a Direcção-Geral de Recursos da Defesa Nacional foi assinado esta segunda-feira, 21 de Março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Covilhã, com a presença do secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.
O acordo autoriza os municípios a utilizarem a antiga torre da Força Aérea, que se encontra desactivada, e o túnel subterrâneo que faz a ligação com a outra torre ali existente, que é utilizada pela GNR.
Este protocolo pretende que os três municípios possam rentabilizar da melhor maneira o imóvel, podendo levar a que ele seja até mais aproveitado e mais conhecido pelas populações.
De acordo com o Secretário Adjunto e da Defesa Nacional o Ministério da Defesa tem um património bastante vasto pelo país e os imóveis que não são utilizados, de acordo com a lei das infra-estruturas militares, devem ser rentabilizados. A aposta de rentabilização passa por uma parceria muito próxima com os municípios.
Os autarcas de Seia, Manteigas e Covilhã pretendem que o imóvel dê resposta às necessidades das forças de segurança e socorro da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) e outras que se enquadram nas competências autárquicas, bem como a promoção do turismo, a divulgação do património cultural e natural da região e o apoio à actividade turística na Serra da Estrela.
O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Luciano Ribeiro, congratulou-se com a cedência daquelas instalações, que considera essenciais para acomodar não só as forças de segurança e de protecção civil afectas ao maciço central, mas que também possam ser mais um atractivo para o turismo e valorização daquele espaço.
Recorde-se que a outra torre de radar da Força Aérea Portuguesa existente na Torre, na Serra da Estrela, acolhe uma base da GNR de Montanha.