“Alterações Climáticas, Ciclo Urbano da Água e Gestão de Redes” foi o tema do colóquio que decorreu na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, no passado sábado, 21 de Junho.


A Engª Helena Simão, docente da ESTG/IPG e ligada à organização deste colóquio, comentou que a importância e a oportunidade desta temática “tem a ver com alterações climáticas e com o impacto que estas têm nos sistemas naturais ambientais e na própria espécie humana”. Esta docente do IPG sublinhou que as precipitações intensas são aquelas que “suscitam mais preocupações”, resultando assim a necessidade de “atuar ao nível da prevenção, da proteção e, se não houver mais nada a fazer, intervir com soluções estruturais”.
Helena Simão lembrou, a propósito, que “todos nós podemos e devemos intervir com soluções simples; por exemplo, em vez de colocarmos calçadas pormos um pavimento permeável, deixando espaços verdes. Estas são soluções não estruturais e que contribuem para minimizar o impacto da pluviosidade mais intensa, pois favorece o processo de infiltração”. No decorrer deste colóquio falou-se de “Ciclo urbano da água: captações/rejeições. Principais aspetos legislativos”, “Alterações climáticas: impactos, adaptação/resiliência, riscos e vulnerabilidade” e “Gestão de redes. Fugas e perdas. O caso da cidade da Guarda”.