Almeida


A ‘Rota do Ciclo do Pão’ é a proposta com que o Municipio de Almeida está a assinalar o Dia Mundial da Alimentação e do Pão, que se comemora a 16 de Outubro. Os Turismos Municipais de Almeida, Castelo Mendo e Vilar Formoso acolhem, até 26 de Outubro, exposições relacionadas com o pão, um dos alimentos mais tradicionais do mundo, o Pão.
No âmbito desta iniciativa, o Turismo Municipal de Almeida irá acolher uma exposição composta por 13 réplicas dos quadros de pinturas em tela originais, da autoria do artista plástico contemporâneo Velhô. A mostra apresenta a sua visão única do percurso do pão, do semear ao benzer. O artista Velhô nasceu em 1948 em Cascais, formou-se em Escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e desenvolveu durante os últimos 30 anos um trabalho intenso na área da pintura, escultura e medalhística. Está representado em diversas colecções particulares em Portugal e no estrangeiro, no Museu da Casa da Moeda e, desde 2015, no Museu do Pão. No Turismo Municipal de Castelo Mendo a exposição aborda a filatelia portuguesa e apresenta selos que foram publicados/editados desde Fevereiro de 1911 a Fevereiro de 1999 e que têm o pão como tema alusivo, quer seja através das suas profissões, moinhos, congressos, etc. De salientar os selos da 1.ª República que têm todos o mesmo motivo, ou seja, representam sempre a Deusa Romana Ceres, a deusa dos Cereais.
No Turismo Municipal de Vilar Formoso foi recriado o “Ciclo do Pão”, com objectos pertencentes à exposição Etnográfica “Mundo Rural”, situada no antigo Quartel das Esquadras, em Almeida. A exposição de componente didáctica cinge-se ao trabalho da transformação dos cereais em farinha, desde a preparação da terra, passando pela sementeira, ceifa, moagem e a confecção do pão alimento indispensável na mesa das famílias.