De 28 a 30 de Agosto


Almeida vive, de 28 a 30 de Agosto a “Recriação Histórica do Cerco de Almeida”. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Almeida e integra recriações históricas, um seminário internacional, mercado oitocentista e animação nocturna.
No dia 28, o destaque vai para o Seminário Internacional de Arquitectura Militar, que decorre no CEAMA. Ao longo do dia haverá: mercado; momentos circenses e de magia; rábulas teatrais e musicais; içar das bandeiras dos países participantes, nos Paços do Concelho; marionetas; Jogo humano “O cerco de Almeida de 1810”; concerto pelos alunos e ex-alunos do Conservatório de Música da Guarda, na Igreja Matriz; Soldados e Guerrilheiros à Messe no Acampamento Histórico; Baile Oitocentista, junto ao Jardim Municipal; arruada de serão no mercado; concerto Albaluna; música pela noite dentro.
A 29 de Agosto as actividades começam com a inauguração da Exposição: Las Fortificaciones Militares de los Inginieros Antonelli, com orientação de Carmén Fusté Bigorra, Presidente da Associación d´Amics del Castell de Montjuic – Barcelona, no Museu-Militar de Almeida.
Ao longo do dia estão programadas as seguintes actividades: Mercado oitocentista; Jogo humano “O cerco de Almeida de 1810”; Içar das Bandeiras seguida de homenagem aos tombados das Guerras Peninsulares com deposição de coroas de flores no túmulo de John Beresford, ao som do Hino de Almeida pelo coro etnográfico de Almeida; Verão Total, Programa RTP1; Abertura do Acampamento Histórico - Baluarte de S. Francisco; Visitas guiadas às oficinas do Acampamento Histórico; Arruada de bem viver no mercado com momentos circenses de magia e episódios musicais; Aula colectiva de esgrima setecentista, na Praça da República; Zaragata entre soldados em ambiente de taberna do séc. XVII, na Praça da República; Baile Oitocentista, junto ao Jardim Municipal; Quadros vivos: Tragédias de Guerra, na Praça da República; Desfile dos Recriadores até ao campo de batalha, situado nas portas exteriores de Santo António; Batalha nocturna; Espectáculo piromusical; Vox Angelis (Ópera Barroca), na escadaria do Quartel das Esquadras.
No dia 30 de Agosto haverá: arruada de boas vindas ao mercado; desfile dos recriadores até ao local dos combates; combates nas ruas da vila; entrega de lembranças aos recriadores participantes; arriar das bandeiras ao som dos Hinos dos países participantes; Missa solene na Igreja Matriz; Quadros vivos: Cenas da vida quotidiana nas guerras peninsulares; “O cerco de Almeida” contado às crianças, com o lançamento do livro de Inês Prazeres, na Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo; demonstração de evoluções de infantaria de linha em ordem unida e exercícios de tiro; música do Mercado - Manantial Folk.