Almeida | Castelo Mendo


A Direcção-Geral do Património Cultural propôs ao Governo a fixação de uma zona especial de protecção da Aldeia de Castelo Mendo e do respectivo Castelo, em Castelo Mendo, no concelho de Almeida.
O anúncio, publicado em Diário da República, no dia 10 de Fevereiro, refere que “é intenção da Direcção-Geral do Património Cultura propor a Sua Excelência a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural a fixação da zona especial de protecção da Aldeia de Castelo Mendo, classificada como imóvel de interesse público (…) e do Castelo de Castelo Mendo, classificado como monumento nacional (…), em Castelo Mendo, União das Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela, concelho de Almeida, distrito da Guarda”.
O texto adianta que “os elementos relevantes do processo (fundamentação, despacho, restrições a fixar e planta com a delimitação da zona especial de protecção e da área de sensibilidade arqueológica (ASA) a criar)” estão disponíveis nas páginas electrónicas da Direcção-Geral do Património Cultural, da Direcção Regional de Cultura do Centro e da Câmara Municipal de Almeida.
O processo administrativo original está disponível para consulta, mediante marcação prévia, na Direcção Regional de Cultura do Centro, em Coimbra.
A consulta pública da proposta de criação de uma zona especial de protecção da aldeia de Castelo Mendo e do castelo tem a duração de 30 dias úteis.
A povoação de Castelo Mendo desempenhou, desde o início do século XIII, um papel fundamental na defesa da fronteira do território nacional, pelo que em 15 de Março de 1229 D. Sancho II doou-lhe o primeiro foral, datando possivelmente dessa época a edificação primitiva do “reduto muralhado”, que protegia a população e incentivava o crescimento populacional.
Esta Aldeia Histórica “de características predominantemente medievais, constituída por dois núcleos amuralhados, a Cidadela e a Barbacã. A cidadela de formato oval corresponde ao burgo velho, formado após o foral de D. Sancho II. O burgo novo ou Arrabalde de S. Pedro protegido por uma muralha foi, no passado, guarnecida por oito torres, parcialmente destruídas com o terramoto de 1755”.
A freguesia de Castelo Mendo foi extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Ade, Monteperobolso e Mesquitela, para formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela, com sede em Monteperobolso.