Evento de orientação decorre no concelho de Almeida


A 27ª edição do Portugal O’ Meeting 2024 vai decorrer no concelho de Almeida, de 9 a 13 de Fevereiro de 2024. O evento foi apresentado, no dia 30 de Outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Almeida. O Portugal O’ Meeting 2024 é o maior evento de orientação organizado anualmente no nosso país e um dos mais importantes a nível mundial, que mobiliza um conjunto de meios e atletas que lhe dão tal importância.
O Portugal O’ Meeting 2024 é organizado pela Associação Desportiva do Mondego, em parceria com o Município de Almeida, a Federação Portuguesa de Orientação, Federação Internacional de Orientação, a União de Freguesias de Amoreira, Parada e Cabreira e a União de Freguesias de Miuzela e Porto Ovelha. Na organização haverá uma centena de voluntários na sua maioria atletas da Associação Desportiva do Mondego, e de alguns habitantes das freguesias onde o evento terá lugar.
O evento é pontuável para o ranking Mundial, nos percursos de elite, o que originará uma oportunidade para assistirmos ao vivo ao desempenho dos melhores especialistas mundiais de Orientação pedestre. O evento contará com a realização de 2 dias de treinos e 5 dias de competição composto por 7 etapas, duas delas pontuáveis para ao ranking internacional e uma etapa de orientação de precisão.
No entanto, paralelamente à vertente competitiva também haverá disponíveis percursos para quem quiser participar de uma forma lúdica, ou ter contacto com a modalidade pela primeira vez.
Os dias 8 e 9 de Fevereiro serão de Model Event (treinos), em Almeida. No dia 9 de Fevereiro terá lugar a Cerimónia de Abertura POM2024 Sprint Relay, em Almeida. No dia 10 de Fevereiro acontece a Distância Média WRE – Amoreira Sprint Noturno – Miuzela do Côa, com jantar convívio em Miuzela do Côa. No dia 11 de Fevereiro tem lugar a Distância Longa, em Amoreira. No dia 12 de Fevereiro acontece a Distância Media WRE – Amoreira preo – Almeida. No dia 13 de Fevereiro haverá a Distância Longa – Chasing Start – Amoreira.
A organização prevê “como meta atingível a participação de 1200 atletas, de todo o mundo, sendo maioritariamente da europa mais propriamente dos países da Escandinávia (Suécia, Noruega e Finlândia) que trarão os maiores expoentes mundiais e serão certamente a maioria dos participantes”.
A autarquia de Almeida considera que “o Portugal O’ Meeting 2024 trará impacto para a região a nível turístico e cultural, uma vez que os atletas, na maioria estrangeiros, terão oportunidade de conhecer a região, a sua história, costumes e gastronomia”.