Almeida | Vilar Formoso


A inauguração de um Photopoint na zona da fronteira, em Vilar Formoso, concelho de Almeida, marcou o início da iniciativa ‘Acção de boas vindas aos nossos emigrantes’, organizada pela Territórios do Côa – Associação de Desenvolvimento Regional, com o apoio do Município de Almeida.
O objectivo desta iniciativa passa por atrair os emigrantes e turistas até Vilar Formoso para contrariar o fraco afluxo de viaturas provocado pela abertura, no dia 20 de Dezembro de 2021, do troço final da auto-estrada A25, entre Vilar Formoso e a fronteira com Espanha, em Fuentes de Onõro.
Com esta iniciativa, a Territórios do Côa e o Município de Almeida pretendem demonstrar que existe “boa vontade em receber todos os que passam por este espaço da fronteira”, referiu Dulcineia Catarina Moura, coordenadora da associação Territórios do Côa.
Quem entra em Portugal pela fronteira de Vilar Formoso encontra, no lado direito, junto das placas “Portugal” e “Vilar Formoso”, um espaço para tirar fotografias, bem como um cartaz com a mensagem “Bem-vindo” em várias línguas, uma bandeira nacional e um cadeirão em ferro, que convida a uma pausa na viagem.
Dulcineia Catarina Moura disse que “este é um parco investimento, face à dimensão da carga emotiva que tem. Para já, honrar todos aqueles que são os portugueses que estão lá fora e que por ocasião do verão regressam às suas raízes, à sua terra mãe, para passarem aqui as suas férias, e, depois, bem receber todos os que querem visitar o nosso país”. Referiu ainda que que são muitos os emigrantes que logo que entram em Portugal param junto à placa de “Vilar Formoso”, tiram fotografias e “até fazem ali uma oração” como sinal de gratidão pelo regresso ao país natal.
Esta iniciativa quer “desviar todos aqueles que passam pela auto-estrada” e “continuar a chamar a atenção” para a fronteira de Vilar Formoso e Fuentes de Onõro.
António Machado, Presidente da Câmara de Almeida e da direcção da Territórios do Côa disse que o espaço de boas-vindas aos emigrantes é uma tentativa de captar emigrantes e turistas para Vilar Formoso, agora que a auto-estrada desviou o trânsito do centro da vila.
Susana Perez Hernández, vice-presidente da autarquia espanhola de Fuentes de Onõro, disse que “é preciso que as pessoas continuem a passar por aqui e a dar movimento” a Vilar Formoso e Fuentes de Onõro. Do lado de Espanha também está a ser equacionada a possibilidade de ser colocado um `photopoint` junto do monumento dedicado às guerras peninsulares.
A Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa, com sede em Vilar Formoso, tem como associados os municípios de Penamacor, Sabugal, Almeida, Pinhel, Trancoso, Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa.