Almeida


Um Museu instalado na garagem de Júlio Monteiro, de 72 anos, antigo funcionário do sector das águas da Câmara Municipal de Almeida, funciona como atracção turística naquela vila histórica. O espaço museológico, situado na rua Doutor Chegão, no centro histórico de Almeida, que pode ser visitado gratuitamente, abriu as portas há cerca de 15 anos e é composto por mais de 3 mil peças.
Júlio Monteiro contou que decidiu transformar a garagem em Museu quando se reformou, para poder dar a conhecer ao público em geral e aos turistas os objectos que foi reunindo ao longo dos anos. Pelas contas do proprietário, na garagem tem mais de três mil peças, destacando que só em chaves tem uma colecção de “quinhentas e tal”. Na sua posse estão também fechaduras antigas, ferraduras, utensílios agrícolas (arados, manguais, jugos de bois, foices, etc.) e domésticos (potes, jarros, pratos, talheres, garrafas e garrafões empalhados, ferros para passar a roupa, panelas de ferro, candeias, candeeiros a petróleo etc.), balanças e pesos, relógios, entre muitos outros objectos. Das várias peças, Júlio Monteiro valoriza de forma especial uma caçarola em ferro, que encontrou num terreno junto das muralhas de Almeida, e que atribui à época das invasões francesas.
O coleccionador começou a juntar os artefactos antigos por “brincadeira” e nunca mais parou. “Arranjei as coisas pelas Freguesias. As pessoas deitavam-nas fora e eu ia-as apanhando, apanhava tudo. Ainda hoje, se vir uma peça (que foi deitada para o lixo) a apanho”, disse. Os objectos que recolheu estiveram muitos anos amontoados ao fundo da garagem, tendo decidido expô-los, para poder contribuir para a dinamização turística da vila de Almeida. As visitas são gratuitas e na sua garagem pode entrar “qualquer pessoa”, destacando que tanto recebe visitantes nacionais como estrangeiros, nomeadamente espanhóis. Quando o reformado está ausente de casa, é a mulher, Odete Monteiro, que franqueia a porta da garagem aos turistas.
Os habitantes de Almeida sabem da existência do local e recomendam-no aos visitantes, como faz o taxista José Balhessa, que o inclui nos pontos de interesse turístico da vila. José Balhessa garante que as pessoas “gostam” do que encontram e que o projecto é uma mais-valia para a vila de Almeida que faz parte das Aldeias Históricas de Portugal.