Almeida | Miuzela do Côa


A Casa de Cultura José Pinto Peixoto, em Miuzela do Côa, concelho de Almeida, vai assinalar o primeiro centenário do nascimento de José Pinto Peixoto, com a realização de uma conferência, no dia 9 de Novembro, às 21.30 horas. A iniciativa convida a olhar sobre o impacto, no futuro, de José Pinto Peixoto, a partir do livro “Physics of climate”, publicado em 1992, com a conferência “Dinâmica do Sistema Climático: Da Física Fundamental, às Ciências da Complexidade”, por Rui Perdigão (Prof. Catedrático de Física de Sistemas Complexos, Director do Meteoceanics Institute for Complex System Science e Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa).
Ainda no âmbito das comemorações terá lugar, no dia 12 de Novembro, na Casa de Cultura José Pinto Peixoto, a cerimónia de entrega do “Prémio Nacional Melhor Aluno do Secundário 2021/22”.
José Pinto Peixoto nasceu em 9 de Novembro de 1922, na aldeia de Miuzela do Côa e faleceu a 6 de Dezembro de 1996, em Lisboa. Destacou-se com um excelente desempenho escolar, interessando-se especialmente pela matemática. Foi um dos mais destacados geofísicos e meteorologistas portugueses. Do seu trabalho destacam-se alguns dos primeiros estudos sistemáticos da circulação global na atmosfera, e em particular do ciclo global de água na atmosfera.
A Associação Casa de Cultura Professor Doutor José Pinto Peixoto, com sede na freguesia de Miuzela, foi criada em 2 de Novembro de 1999, com o objectivo de perpetuar a memória do Professor Doutor José Pinto Peixoto, como exemplo cívico e de cultura para as gerações futuras, bem como recolher e preservar a parte do espólio pessoal do Professor Doutor José Pinto Peixoto que for doada à Casa de Cultura pelos seus herdeiros, familiares, amigos e instituições, e ainda criar um espaço cultural, especialmente orientado para os jovens, na freguesia de Miuzela.