Almeida


A Câmara Municipal de Almeida, através do Turismo Municipal, está a promover a iniciativa “Mercado à Moda Antiga”, no Edifício do Antigo Quartel das Esquadras, no Centro Histórico. O evento teve início no dia 5 de Março e continua no próximo Domingo, 12 de Março, entre as 10.00 e 17.30 horas.
O Mercado à Moda Antiga tem como objectivo reunir no mesmo espaço expositores com vários tipos de artigos, desde pequenos objectos pessoais a outros de colecção, velharias e antiguidades, como sejam artefactos etnográficos, balanças, moedas antigas, máquinas de escrever, livros antigos, entre outros, com maior ou menor raridade, carregados de história e grande simbolismo. “Os coleccionistas provenientes de várias localidades atraem cada vez mais coleccionadores e visitantes nacionais e transfronteiriços”, explica a autarquia.
São ainda expostos e comercializados produtos hortícolas da época (cebolas, grão, hortaliça, feijão) e tudo o que faz parte da agricultura familiar, de forma a escoar os produtos de pequenos produtores.
A iniciativa que vai na 9ª edição procura promover a dinamização da economia local e a valorização do território. O Município de Almeida volta a apostar na organização do “Mercado à Moda Antiga”, uma vez que para além da compra, venda e troca, o evento constitui um motivo de atracão e de animação, dinamizando ao domingo o comércio instalado na zona.