Castelo Mendo | Almeida


Nos dias 27 e 28 de Setembro, Castelo Mendo, no concelho de Almeida, vai recordar as duas das lendas mais conhecidas do povo daquela Aldeia Histórica, na festa “Menda e o Monstro”.
As lendas de Castelo Mendo são parte do que torna este lugar único e singular - e por isso, “O Mendo e a Menda” e “O Monstro e o Ermitão” vão inspirar o evento do Ciclo “12 em Rede - Aldeias em Festa” em Castelo Mendo.
O tema da festa é “Menda e o Monstro”, que apesar de protagonistas de histórias diferentes, darão o mote a várias actividades durante dois dias, numa fusão de narrativas, lendas e canções, através da exploração das dicotomias: o bem e o mal, o belo e o horrendo, a fé e a superstição, permitindo um programa repleto de música, gastronomia, visitas guiadas, recriações ao vivo e oficinas, e proporcionando aos visitantes uma experiência inesquecível e genuína que os levará numa viagem autêntica pela alma desta Aldeia Histórica.
A organização explica que “a festa “Menda e o Monstro” é ainda uma excelente oportunidade para conhecer a Aldeia Histórica de Castelo Mendo em todo o seu esplendor, assim como as suas tradições, produtos regionais e as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento”.
Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Almeida, Junta de Freguesia de Castelo Mendo, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” só termina em Dezembro. Depois de Castelo Mendo, a festa segue para Trancoso, de 11 a 13 de Outubro; Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de Novembro; Monsanto, de 8 a 10 de Novembro; Almeida, nos dias 29 e 30 de Novembro; e Belmonte, de 27 a 30 de Dezembro.