Almeida


A Junta de Freguesia de Almeida vai organizar, nos dias 13, 14 e 15 de Fevereiro, a  19.ª Feira do Fumeiro e Artesanato, que vai decorrer, à semelhança dos anos anteriores, no espaço do Picadeiro d’el Rey, junto das portas interiores de Santo António.
A presidente da Junta de Freguesia de Almeida, Maria de Fátima Nunes Gomes, adiantou ao Jornal A Guarda que o certame vai contar “com cerca de 30 expositores, que são os que cabem no espaço disponível e ainda cinco tasquinhas”. “De referir que, contra nossa vontade, temos vindo a recusar inscrições de expositores por limitações de espaço”, refere a autarca, indicando que “a estrela da Feira é o fumeiro produzido e temperado de forma tradicional”. No certame também haverá doçaria, queijo, mel, vinhos e vários tipos de artesanato. “A Feira do Fumeiro e Artesanato tem como principal objectivo dinamizar, divulgar e dar a conhecer Almeida, o seu património e as actividades que a tornam singular no panorama regional e até nacional. É um pretexto para muitos turistas e também originários de Almeida a viver noutras paragens se poderem deslocar a esta bela vila de Almeida”, explicou Maria de Fátima Nunes Gomes.
A presidente da Junta de Freguesia reconhece que o certame anual é importante para o concelho, pois o “facto de trazer milhares de visitantes num fim-de-semana propício ao passeio, faz com que Almeida e o concelho desfrutem de um movimento pouco usual noutros períodos do ano o que, em termos económicos, é muito bom”. E acrescenta: “Promove-se também o nosso fumeiro, além de outras actividades e produtos artesanais que podem vir a ser, como desejamos, um factor de desenvolvimento e fixação de pessoas”.
A realização da 19.ª Feira do Fumeiro e Artesanato no fim-de-semana do Carnaval, também tem em vista atrair visitantes, pois esta altura do ano é, por tradição, “um período em que muitas famílias aproveitam para passear e fazer turismo”. “Por isso, apesar de a terça-feira de Carnaval ter perdido o estatuto de tolerância de ponto, com grande prejuízo para a economia de muitas vilas e cidades do nosso país, continua a fazer sentido realizar a Feira nesse fim-de-semana, apesar de outros eventos concorrentes em concelhos vizinhos. O público espanhol tem vindo também a ganhar significado e são cada vez em maior número os que nos visitam”, declarou a autarca.
Durante o período de realização da Feira haverá espectáculos musicais, baile, animação de rua e um desfile de Carnaval, entre outras acções de animação.