Almeida


A celebração jubilar do arciprestado de Almeida, presidida por D. Manuel Felício, teve lugar no último Domingo, 29 de Maio.
As pessoas dirigiram-se em peregrinação para a capela de Nossa Senhora do Monte, nos limites da paróquia da Junça. A chuva não permitiu realizar a procissão que estava prevista no exterior da capela.
Foi rezado terço, antes da Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano.
À homilia, o presidente, partindo dos textos bíblicos do dia, falou da importância e do significado do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
Depois da homilia, dadas as circunstâncias extraordinárias da peregrinação jubilar, D. Manuel Felício convidou os presentes ao exame de consciência e a um especial acto de arrependimento e invocou sobre todos o perdão de Deus com a absolvição geral.
A seguir, lembrou as três formas de celebrar o sacramento da penitência previstas no ritual e disse as condições em que pode ser feita a celebração da penitência com absolvição geral, exigindo-se sempre a autorização expressa do Bispo Diocesano para cada um dos casos como este.
No final e dado que a chuva deixou de cair, as pessoas continuaram no recinto da capela de Nossa Senhora do Mosteiro prolongando o convívio.