Almeida e Vilar Formoso


Almeida inaugurou o Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia, nas Portas Exteriores de São Francisco, no dia 14 de Julho de 2023. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
A Rota das Fortalezas Abaluartadas da Raia, que também envolve as cidades de Valença, Elvas e Marvão tem, como principal objectivo, criar um produto de turismo cultural de âmbito nacional, associado a uma candidatura de Património da Humanidade que está a decorrer em paralelo, criando-se uma rota com selo de Património Mundial da UNESCO.
Os quatro municípios pretendem promover e valorizar o património militar dos séculos XVII e XVIII, representado através destes quatro sistemas defensivos mais representativos da linha de fronteira: a Praça-Forte de Almeida, a Fortaleza de Marvão, a Fortaleza de Valença, atuais candidatas a Património Mundial (com a candidatura das Fortalezas Abaluartadas da Raia, e a Cidade-Quartel de Elvas e suas fortificações (classificada pela UNESCO desde 2012).
O Centro de Interpretação Rota das Fortalezas Abaluartadas pode ser visitado de terça-feira a sexta-feira das 9.00 às 12.30 horas e das 14.00 às 17.30 horas; Nos sábados, domingos e feriados das 10.00 às 12.30 horas e das 14.00 às 17.30 horas. Encerra à segunda-feira, dia 1 de Janeiro, dia 1 de Novembro e 24 e 25 de Dezembro. No mesmo dia, mas em Vilar Formoso, foi inaugurado o Imaculada Business Center. Este espaço pretende acolher e apoiar empreendedores, empresários, empresas ou associações empresariais, interessados em criar e consolidar empresas de qualquer ramo de actividade. Localizado nas antigas instalações da Escola Básica da Imaculada, em Vilar Formoso, o Município de Almeida tem a gestão do espaço, dos serviços prestados às empresas utilizadoras e de um conjunto de serviços de reconhecido interesse para a incubadora ou para as próprias empresas aí instaladas.
O Imaculada Business Center se também tem instalado o Espaço Empresa, serviço protocolado com o IAPMEI, a AICEP e a AMA, com o objectivo de apoiar os empresários na criação e gestão do seu negócio, oferecendo um atendimento personalizado. A instalação no Imaculada Business Center depende da celebração entre a Entidade Gestora e cada uma das empresas candidatas a utentes da incubadora de um contrato incubação/aluguer que define a cedência de espaços e a prestação de serviços.