Almeida


O município de Almeida assinalou a data do aniversário natalício de Eduardo Lourenço, com a inauguração de um memorial em azulejo, esta segunda-feira, 23 de Maio.
O memorial de homenagem a Eduardo Lourenço foi inaugurado no largo da vila de Almeida que tem o nome do filósofo e ensaísta (1923-2020), que era natural da aldeia de São Pedro do Rio Seco.
A homenagem é promovida pela Câmara Municipal de Almeida, pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Galeria Ratton (Lisboa).
O elemento escultório foi projectado pelo arquitecto Tiago Montepegado (Galeria Ratton) e é composto por uma lâmina vertical totalmente revestida a azulejo da autoria da pintora Graça Morais.
O memorial contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e a participação de Guilherme d’Oliveira Martins, que seleccionou um conjunto de citações de Eduardo Lourenço que foram integradas na Intervenção Artística Azulejar da pintora Graça Morais.
O memorial teve um investimento global de cerca de 40 mil euros, suportado pelo município de Almeida, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, indicou o autarca.
O Agrupamento de Escolas de Almeida associou-se ao evento e promoveu duas iniciativas para a comunidade escolar. No dia em que Eduardo Lourenço completaria 99 ano, os alunos do 10.º ano participaram na iniciativa “Ler Poesia com Eduardo Lourenço” (encontro e leitura de poesia com Jorge Augusto Maximino) e os alunos do 1.° ciclo do ensino básico assistiram à actividade “Hora do conto”, com Carlos Nuno Granja, em Vilar Formoso.