Projecto Integrado de Intervenção, Reabilitação e Revitalização
da Zona de Fronteira de Vilar Formoso


A requalificação do Parque de camiões TIR de Vilar Formoso, uma das medidas que consta do Projecto Integrado de Intervenção, Reabilitação e Revitalização da Zona de Fronteira de Vilar Formoso, esteve em análise na reunião do grupo de trabalho que decorreu em Vilar Formoso, no dia 18 de Outubro. O encontro sentou à mesma mesa a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, o Presidente da Câmara de Almeida e o Alcaide de Fuentes de Oñoro, bem como representantes da Infraestruturas de Portugal e do Turismo de Portugal.
“Hoje foi uma reunião de ponto de situação, no sentido de continuarmos a empurrar este projecto que está desenhado para dinamização da zona de Vilar Formoso e de Fuentes de Oñoro, onde o tema principal foi, de facto, a requalificação do Parque TIR e das ligações entre Espanha – Portugal, na passagem entre estas duas povoações”, disse o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, no final de uma reunião realizada no Edifício da Alfândega. Explicou que dos trabalhos faz parte “uma requalificação muito clássica” com o tratamento dos pavimentos e a criação de condições de segurança, com iluminação, com controlo de acessos, com infra-estruturas para balneários.
Esta intervenção acontece devido à construção do troço final da auto-estrada A25 de ligação entre Vilar Formoso e a fronteira, que deverá ficar concluída durante o próximo ano.
Jorge Delgado adiantou que com a requalificação do Parque TIR, o Governo pretende criar “um Parque muito atractivo” e que seja “motivador” para que continue a ser utilizado.
A reunião serviu para definir os termos e calendarizar a requalificação do Parque de camiões TIR, em conjunto com Espanha, estando a ser ultimados os pormenores com vista à preparação do caderno de encargos, para lançar o concurso para o projecto, e posterior lançamento do concurso para a execução da obra de requalificação.
De acordo com o secretário de Estado a intervenção deve ficar concluída até ao final do próximo ano, altura em que também está prevista a ligação da auto-estrada entre os dois lados da fronteira.
José António Machado, presidente da Câmara Municipal de Almeida, adiantou que o projecto do Parque TIR de Vilar Formoso vai permitir ultrapassar “o problema” que será criado com a ligação por auto-estrada entre Portugal e Espanha.
O alcaide de Fuentes de Oñoro, Isidoro Alanis, quer que “o Governo de Espanha copie o Governo português e que dê importância” àquela zona fronteiriça.
A próxima reunião, a terceira, do grupo de trabalho, está marcada para o dia 8 de Novembro.