Almeida


A 5 e 6 de Setembro, uma delegação de Almeida, presidida pelo Presidente da Câmara, António Baptista Ribeiro, e que incluía representantes a nível escolar e desportivo, participou nas comemorações dos 25 anos da geminação entre a vila de Mutzig e a localidade de Freisen (Alemanha).
Desde 1990 que a vila de Mutzig (Alsácia – França) assinou um protocolo de geminação com a localidade alemã de Freisen. Em 2011, foi a vez de Almeida assinar um protocolo de geminação.
Em Mutzig e arredores há uma forte concentração de portugueses oriundos de Almeida, o que motivou a criação e formalização desta geminação. Na formalização do protocolo foi importante o desempenho da associação de portugueses de Mutzig “Os Lusitanos”, o então Presidente da Câmara de Mutzig, Raymond Bernard e o então Cônsul Geral de Portugal em Strasbourg, Miguel Pires.
“A geminação entre Mutzig e Almeida irá este fim de semana dar um passo importante para o intercâmbio cultural, educativo e desportivo entre as duas localidades. Uma representação de Almeida irá deslocar-se a esta vila Francesa do Baixo Reno para iniciar um programa de atividades entre ambas as populações. Mais uma iniciativa para promover Almeida como vem sendo hábito”, referiu o autarca de Almeida, durante as comemorações.