Almeida


De 3 a 5 de Julho, decorre em Almeida o “Festival Cultura e Luz”, onde a cultura e a luz se aliam para transformar o Centro Histórico numa experiência cultural diferenciadora. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Almeida e conta com várias áreas dedicadas às artes, à cultura, à ciência, à evolução tecnológica, entre outras e que surge no âmbito das celebrações do Ano Internacional da Luz (AIL2015).
Espectáculos de luz, percursos de luz, projecções multimédia e vídeo mapping nos edifícios e locais mais emblemáticos da vila vão enaltecer a herança histórica local e garantir uma visita surpreendente a Almeida.
O programa tem actividades como animação móvel de face painting, o apagão, teatro de rua, rota dos candeeiros coloridos, fire scultures, entre outras. Para os mais novos haverá “uma viagem pelo corpo humano em 3D”, através do Champimóvel, cedido pela Fundação Champalimaud. Ao longo dos 3 dias, também terão oportunidade de ver cinema com clássicos de animação infantil.
Este Festival incorpora espectáculos musicais com o grupo Musical “Senhor Vadio”, Dj’s Zumba Glow Party e espectáculo de fogo de artifício.