Almeida


O Município de Almeida promove o evento Feriado Municipal | Hipismo | Arte e Cultura, de 28 a 30 de Junho, 2, 6 e 7 de Julho, no centro histórico de Almeida. A iniciativa, que tem em vista a valorização e preservação da cultura local, junta verdadeiros saberes característicos da região, nomeadamente artesanato, exposições temáticas, animação de rua, hipismo, animação musical e gastronomia.
Nos dias 28, 29 e 30 de Junho, o programa integra um conjunto de actividades que passam, pelo Concurso de Saltos Nacional C, torneio de futebol Almeida Cup- Sub 11, espectáculo de fado e baile equestre.
Dia 2 de Julho, irá decorrer a comemoração do Feriado Municipal com a sessão solene, que contará com o Hastear de Bandeira, seguido do discurso do Presidente da Câmara Municipal. Haverá ainda a apresentação dos livros “Salmos Responsoriais” da autoria de Padre Bernardo Terreio e “Aqui e Agora- Sá Vieira” da autoria de Padre Álvaro Terreiro.
O fim-de-semana de 6 e 7 de Julho será preenchido por um conjunto de actividades que passam por visitas guiadas encenadas, festa da espuma, color run, animação musical com arruada e concerto de saxofonistas. No 6 de Julho, pelas 22.30 horas, haverá um concerto com Miguel Ângelo. Irão decorrer, ainda, actividades permanentes como exposições temáticas “História do Fado”, História do Cinema Português” e “História da Língua Portuguesa” e representação de arte nas suas diversas vertentes: pintura, escultura, cerâmica, antiguidades e velharias.
Para além de expositores, estarão presentes as tasquinhas onde as ementas são constituídas por pratos e petiscos de bacalhau.