Almeida


A Feira Medieval de Castelo Mendo vai decorrer nos dias 30 de Abril e 1 de Maio. O evento começa no sábado, dia 30 de Abril, a partir das 21.00 horas com uma visita encenada.
O evento é organizado pelo Município de Almeida, em colaboração com a União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Mesquitela e Monteperobolso.
A Feira Medieval de Castelo Mendo acontece para recordar e cumprir o foral de 1229 de D. Sancho II.
Durante o serão de sábado e o dia de domingo os visitantes são convidados a deixarem-se seduzir pelos aromas, sons e surpresas do passado que vão acontecer no palco da “vila”. A iniciativa inclui as diabruras dos jograis, os galanteios dos espadachins, as rábulas dos bobos, os amores e desamores das damas e dos nobres, os feitiços das bruxas malévolas e os manjares e as bebidas nas tabernas do mercado.
Para os mais pequenos foram programadas “animadas actividades onde reinará a imaginação, de mãos dadas com a história, numa vila transformada em agitada urbe medieval”.
Cumprindo uma tradição com mais de uma década, teve lugar, no dia 23 de Abril, uma Ceia medieval, em Castelo Mendo. Os comensais, a convite do Alcaide D. Mendo, puderam refastelar-se com um generoso e animado banquete como agraciamento pelos bons serviços prestados. Foi uma animada noite onde predominou a boa disposição os aromas e os sabores de antanho. A Ceia medieval foi organizada pela União de Freguesias Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela e Comissão de Festas de Nossa Senhora de Fátima, com colaboração do Município de Almeida.
Recorde-se que a Feira Medieval esteve inicialmente prevista para 23 e 24 de Abril, mas foi adiada devido “à previsão de chuva e eventualmente queda de neve”. Estas previsões obrigaram o Município de Almeida a “adiar a Feira Medieval de Castelo Mendo para os dias 30 de Abril e 1 de Maio”, mantendo “a ceia medieval de dia 23 de Abril por ser em espaço fechado”.