Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso


A Câmara Municipal de Almeida vai organizar, de 6 a 8 de Fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso, a 7.ª edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, que contará com a participação de cerca de 60 expositores, sendo 6 espanhóis.
O autarca de Almeida, António Baptista Ribeiro disse ao Jornal A Guarda que o certame anual dá destaque à divulgação dos recursos cinegéticos do concelho que “são recursos importantes” para o território, mas também não esquece a vertente agrícola e as potencialidades relacionadas com o termalismo. Para o efeito, o programa deste ano integra, entre outras novidades, a realização de várias “expos”: Expo Tasquinhas (restaurantes que servem pratos de caça e de pesca), Expo Canina e Florestal (presença de cães da Serra da Estrela e de guarda), Expo Agro-Pecuária (exposição de gado e de máquinas agrícolas), Expo Termal e Bem-Estar (promoção do complexo termal da Fonte Santa) e Expo Radical e Infantil (espaço dedicado aos mais novos com equipamentos lúdicos e de animação infantil).
O autarca refere que, de ano para ano, a organização tem trabalhado para que o certame anual “ganhe dimensão e a internacionalização” para “captar público espanhol, que tem vindo”. “Vai coincidir com o mercado mensal de Vilar Formoso e vai ser uma óptima forma de promoção, para atrair o público nacional e também espanhol, que é importante”, referiu. Nos anos anteriores a organização tem feito o registo da afluência de visitantes e realizado inquéritos de satisfação. No ano passado a Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural foi visitada por cerca de 8 mil pessoas. Este ano, a autarquia de Almeida pretende aumentar a afluência de público, daí as novidades introduzidas no programa.
No interior do Pavilhão Multiusos funcionarão a Expo Termal e Bem-Estar, a Expo Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, a Expo Tasquinhas e as actividades de animação. Na área envolvente do Pavilhão Multiusos estarão a Expo Florestal, a Expo Radical e Infantil, a Expo Canina e a Expo Agro-pecuária. O programa também integra a realização, na sexta-feira, dia 6, pelas 14.30 horas, de um colóquio subordinado ao tema “Esclarecimento aos agricultores - Política Agrícola Comum 2014-2020”.
A área global do certame será abrangida pela animação contínua com grupos de expressão musical tradicional, noites temáticas com espectáculos de diversos géneros musicais com identidade portuguesa e muita animação interactiva com o público com encenação teatral de rua. Destaque para os espectáculos do dia 6, sexta-feira, com o artista “Augusto Canário e amigos”; sábado, dia 7, para “Sons do Minho e Fados”; e para o dia 8, domingo, com Ranchos Folclóricos.
Paralelamente serão desenvolvidas muitas e variadas actividades como Montaria ao Javali, Largada de Perdizes, Demonstração de Falcoaria, Pesca à Truta “Demonstração ao Vivo”, Tiro com Arco e Besta, entre outras.
O evento organizado pela Câmara Municipal de Almeida é co-financiado pela Territórios do Côa -Vale do Côa, PROVER, Mais Centro QREN e União Europeia.