Almeida


No Museu Histórico-Militar de Almeida está patente a exposição, “Portugal em vésperas das Invasões Francesas, conhecimento Geográfico e Configurações” de cartografia composta por 28 painéis e 49 registos cartográficos dos finais dos séculos XVIII e inícios do século XIX, com representação das fronteiras portuguesas e suas principais características.
As peças desta exposição levam os visitantes a viajar por todo o território continental, detendo-nos embora nalguns aspectos particulares – as regiões portuguesas, e em especial a de Lisboa, a fronteira terrestre ou a sua extensa costa, fulcrais para a defesa militar desta época. Os visitantes são também levados a compreender o importante momento de viragem da Cartografia nacional e europeia: ao lado de figurações modernas e mais rigorosas coexistem outras que, se fossem mudas, poderíamos bem dizer terem sido delineadas um ou mais séculos antes.
Complementa esta exposição uma maqueta do Combate do Côa ocorrido à vista de Almeida, na ponte do Côa, a 24 de Junho de 1810. A exposição é promovida pelo Instituto Geográfico do Exército, Direcção de Infra-estruturas do exército, Centro de Estudos Geográfico da Universidade de Lisboa, e pode ser visitada até 31 de Março.