Almeida


O restaurante “Granitus”, localizado no Largo 25 de Abril, na vila de Almeida, junto das Portas de São Francisco, é muito frequentado por espanhóis que ali procuram várias iguarias gastronómicas, com destaque para o bacalhau.
A proprietária do estabelecimento, Teresa Póvoa, que adquiriu o trespasse há 16 anos, contou ao Jornal A Guarda que os espanhóis frequentam muito o seu restaurante, onde degustam, em maior escala, os pratos de bacalhau com molho de camarão, polvo à lagareiro, arroz de lavagante e arroz de marisco. “Vêm aos fins-de-semana, todos os feriados que eles lá têm em Espanha, nas férias da Páscoa, no Natal e no mês de Agosto”, contou. “Tenho clientes espanhóis já desde o primeiro dia em que aqui estou. Por vezes, chegam a fazer fila e a estar duas horas à espera de mesa. Por exemplo, no dia da Feira de Vilar Formoso, têm que ficar muito tempo à espera”, disse.
Teresa Póvoa, que já viveu em Espanha, referiu que no país vizinho também é consumido bacalhau, mas “é diferente” do português. “Os espanhóis não têm a qualidade do bacalhau que nós temos e nem o sabem fazer”, refere, para justificar a grande procura daquela iguaria gastronómica. Em relação ao prato que confecciona, contou: “A posta de bacalhau é frita e depois leva um molho de camarão especial, que é segredo”. Já o polvo “é grelhado, servido com batata a murro e legumes, azeite bom e alho”.
A proprietária e cozinheira do “Granitus” referiu ainda que os espanhóis sentam-se à mesa e “é raro perguntarem o preço”. Já muitos portugueses “gostam mais de ver a lista para verem os preços e, depois pedem, consoante a carteira. Também há muita gente que vem e não lhe importa o preço”. A refeição completa, em média, ronda os 15 euros.
O restaurante “Granitus” possui um certificado de participação na Rota dos Paladares 2014 organizada pela Confraria Gastronómica dos Aromas e Sabores Raianos.