Almeida


A Biblioteca Municipal Maria Natércia Ruivo, em Almeida, está a promover uma campanha de reutilização de manuais escolares denominada “Os teus livros escolares de mão em mão”. A organização justifica a realização da iniciativa, que serve objectivos sociais, ambientais e económicos, com o propósito de promover “boas práticas ambientais e de educar para a poupança, prolongando a vida dos manuais escolares”. O projecto tem como objectivos: diminuir os custos de aquisição de manuais escolares por parte das famílias e promover boas práticas ambientais e educar para a poupança prolongando a vida dos manuais escolares; desenvolver o sentido de partilha e solidariedade social; e promover o respeito pelo livro e a reutilização dos manuais escolares.
O baú de manuais escolares tem como destinatários os alunos que frequentam os vários ciclos de ensino no Agrupamento de Escolas de Almeida e, de acordo com o Regulamento, “só tem direito a receber os livros quem também entregar os que foram usados pelo seu educando no presente ano lectivo, seguindo o princípio da partilha, e de que recebemos quando também damos, pois todos precisamos uns dos outros”.
A coordenação da iniciativa é feita pela Biblioteca Municipal de Almeida em parceria com as escolas e as Associações de Pais, sendo que o ponto de Recolha/Entrega dos manuais será na Biblioteca Municipal de Almeida.