Para discutir ligação da auto-estrada a Vilar Formoso


O presidente da Câmara Municipal de Almeida, António Baptista Ribeiro, pediu uma reunião ao novo Conselho de Administração da Estradas de Portugal (EP/REFER) para abordar assuntos relacionados com a construção da ligação da auto-estrada A25 com a A62 espanhola e com a Estrada Nacional 16.
O autarca disse ao Jornal A Guarda que tem conhecimento que o Governo espanhol pretende ter a obra pronta em Março de 2018. Os espanhóis já lançaram a 1.ª fase das obras, relacionada com a desmatação e a terraplanagem e, na última Cimeira Ibérica, o assunto também foi falado entre os Governos de Portugal e de Espanha e “há vontade de Portugal de que esta ligação se faça”. “Temos é que estar preparados para que ela aconteça”, aponta, referindo que “Vilar Formoso não pode ficar prejudicado” com a futura ligação por auto-estrada. Lembrou que inicialmente não estava prevista a ligação a Vilar Formoso e a Fuentes de Onõro, mas foi conseguida. “Eu exijo que seja feita uma ligação a Vilar Formoso e é para isso que quero sensibilizar o Governo e a Estradas de Portugal, para que esta ligação seja feita para criamos ali uma zona de serviços, acondicionando o Parque TIR, tornando-o mais atractivo, com condições de segurança e de higiene, com um espaço para balneários e WC e com um espaço de acesso à Internet”, referiu. E acrescentou: “Não estamos a falar de um grande investimento. Temos uma estimativa global de 3 milhões de euros. É uma verba significativa para o Município de Almeida. Eu estou disposto a ser uma parte desta solução. O Município está disponível para participar neste projecto, porque 3 milhões de euros é significativo e comprometeria outras obras que temos em mente levar por diante”.
António Baptista Ribeiro adiantou que existem três alternativas para o nó da futura ligação da auto-estrada a Vilar Formoso: na zona do auto-banco que está em ruínas (em frente do Hotel), junto da Alfândega e na Rotunda do Emigrante. “As três são possíveis. Todas têm vantagens e inconvenientes, mas, na minha opinião, a mais vantajosa seria a do auto-banco. Temos um estudo que aponta para uma solução de criar ali um ilhéu entre aqueles três espaços”, concluiu.