Almeida | Vilar Formoso
A XIII Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural foi adiada para data a anunciar devido “à actual situação pandémica que se verifica no País e no mundo”. Em comunicado divulgado no dia 27 de Janeiro, a Câmara Municipal de Almeida justifica o adiamento do evento devido ao elevado número de casos activos existentes no concelho de Almeida, bem como às recomendações de segurança e prevenção da DGS – Direcção Geral de Saúde e demais entidades competentes e sobretudo às características de dinâmica social do evento em que se verifica uma grande aglomeração de munícipes e visitantes.
Com esta medida, a Câmara Municipal de Almeida pretende “proteger os munícipes e prevalecer uma questão de saúde pública, realizando posteriormente este evento, desejavelmente”, numa data em que o espírito social se “possa desenrolar nas condições de segurança adequadas para todos”.
A Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural é organizada pela Câmara Municipal de Almeida e tem como espaço central o Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso. Esta iniciativa conta habitualmente com stands de exposição e venda de materiais para caça e pesca, artesanato, produtos gastronómicos, doçaria tradicional, tasquinhas com pratos e petiscos de caça e pesca, exposição de fauna viva (espécies cinegéticas e domésticas), representações institucionais e espectáculos musicais.
Paralelamente acontecem outras actividades, em se destacam as montarias ao javali, largada de perdizes, demonstração de aves de rapina, demostração de caça ao coelho, tiro virtual, entre outras.