Aguiar da Beira


O Município de Aguiar da Beira está entre os 25 mais transparentes do país, passando do 294.º lugar para o 25.º no ranking do ITM (Índice de Transparência Municipal). Aguiar da Beira ocupava, em 2014, o 294.º lugar no ranking ITM entre os 308 Municípios, mas em 2015, subiu 269 posições na classificação e ocupa agora a 25.ª posição no Ranking da Transparência, Integridade e Associação Cívica (TIAC).
Este estudo mede o grau de transparência das 308 Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nas suas páginas oficiais de Internet. O IMT é composto por 76 indicadores agrupados em sete categorias: Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, taxas, preços e regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira e Transparência na área do Urbanismo.
A Câmara Municipal de Aguiar da Beira passa a ser a autarquia do distrito da Guarda com a melhor classificação no ITM 2015. Esta terceira edição do Índice de Transparência Municipal, que avalia as páginas na Internet das 308 Câmaras Municipais, revela ainda que a maioria dos Municípios portugueses fez ganhos assinaláveis na disponibilização de informação de interesse público nos seus websites. “Há três anos consecutivos que a TIAC faz uma avaliação da informação disponibilizada pelas autarquias nos seus websites. O ponto de partida foi bastante baixo, mas nestes últimos três anos, sobretudo no último ano, houve uma melhoria muito grande da disponibilização da informação”, informou o director executivo da TIAC, João Batalha.