Aguiar da Beira


Em Aguiar da Beira, esta sexta-feira, dia 8 de Março, é dedicada à Feira das Profissões, dos Percursos e da Integração Profissional. O evento decorre no Centro Cultural de Aguiar da Beira e apresenta saídas educativas, formativas e profissionais do território.
A iniciativa é promovida pelo CLDS 3G Aguiar no Coração em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira e outras organizações parceiras e pretende colocar em contacto alunos, universidades e empresários aguiarenses e apresentar oportunidades de emprego e empreendedorismo no território ao público interessado.
“O objectivo é apresentar aos alunos em fase de decisão e aos visitantes as diferentes saídas educativas, formativas e profissionais, bem como o mercado de trabalho e os recursos do território, e ainda promover a fixação dos jovens no concelho, mostrando que em Aguiar da Beira também é possível construir um futuro positivo”, explica a organização.
Com entrada livre, o evento terá espaços expositivos dedicados às organizações de ensino e formação, emprego e empresas, conferências, apresentação de ferramentas de orientação vocacional e profissional – Kit Quero Ser, workshops e actividades lúdicas e culturais, que funcionarão entre as 9.30 e as 16.30 horas.
Do programa faz parte o fórum “Sonhar e Empreender” onde empreendedores de sucesso, naturais do concelho de Aguiar da Beira, apresentarão o seu percurso aos alunos do secundário.
Inserida no Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação – do Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G “Aguiar no Coração, Rede Positiva para o Desenvolvimento Social de Aguiar da Beira”, esta actividade tem em vista a fixação dos jovens no concelho através de processos de orientação educativa, formativa ou profissional.
“Aguiar no Coração – Rede Positiva para o Desenvolvimento Social de Aguiar da Beira”, enquadra-se no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G), cuja Entidade Coordenadora Local de Parceria e executora é o Centro Social Paroquial de Dornelas e a entidade financiadora é o POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego e o Governo de Portugal, por via do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.