Aguiar da Beira


Mostrar o que há de melhor no território do Dão é o principal objectivo do evento “Aldeias em Festa” vai juntar cinco localidades em Barranha, no concelho de Aguiar da Beira, nos dias 23 e 24 de Março. Este projecto integra as aldeias de Barranha (Aguiar da Beira), do distrito da Guarda, e as aldeias de Castelo (Sátão), Esmolfe (Penalva do Castelo), Quintela de Azurara (Mangualde) e Caldas da Felgueira (Nelas), do distrito de Viseu.
A organização explica que no evento “Aldeias em Festa”, as cinco localidades vão juntar-se para mostrar “o que de melhor e mais genuíno existe no território da ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão”,
O programa inclui mostras gastronómicas, artesanato, histórias e estórias, folclore, música, danças, demonstração de tradições culturais, oficinas de doçaria e pão, percursos pedestres, um mercadinho e tasquinhas.
Emanuel Ribeiro, coordenador da Associação de Desenvolvimento do Dão, explica que a iniciativa será marcada sobretudo “pela promoção do convívio entre as gentes destas aldeias e o bem receber a todos os que visitem o ‘Aldeias em Festa’”.
A primeira edição do “Aldeias em Festa” pretende potenciar o desenvolvimento e a promoção dos territórios rurais, capacitando a sua comunidade, valorizando o seu património cultural e salvaguardando o estilo de vida das Aldeias de Portugal.
A organização espera receber nos dois dias de festa “mais de meio milhar de visitantes, para uma experiência única, marcada pela autenticidade e celebração das tradições destas aldeias”.
O evento, promovido pela Associação de Desenvolvimento do Dão, resulta da classificação de Barranha no projecto de Cooperação “Aldeias de Portugal – consolidação e replicação nacional”, financiado pelo programa LEADER- ‘Actividades de Cooperação dos GAL’, do Programa de Desenvolvimento Rural 2020.