Aguiar da Beira


No próximo sábado, 4 de Fevereiro, vai decorrer no Pavilhão da Associação Fontearcadinha, Aguiar da Beira, o 10º Dia Aberto do Centro de Interpretação Vivo do Castanheiro e da Castanha. Esta iniciativa tem como destinatários todos os produtores inscritos no Centro de Interpretação Vivo do Castanheiro e da Castanha e acontece no âmbito das acções de experimentação levadas a cabo pelo protocolo de cooperação entre o Município de Aguiar da Beira, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), União de Freguesias Aguiar da Beira e Coruche e ArvoFruti.
O programa começa às 9.00 horas com a eleição e tomada de posse dos órgãos sociais da AguiarCast – Associação de Produtores de Castanha. A partir das 10.30 horas serão debatidos os temas “As cooperativas de partilha de equipamentos agrícolas” e “Novas plantações”.
A Aguiarcast - Associação De Produtores de Castanhas tem os seguintes objectivos: promover a dinamização e a organização da fileira da castanha; fomentar a produção de castanha de qualidade superior; promover e divulgar a castanha da região; defender os interessados sócio profissionais e económicos dos diferentes agentes intervenientes na fileira da castanha e sua representação ao nível local, nacional e Internacional; dedicar-se à cultura de frutos de casca rija.