No âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC 2013-2014), a ENERAREA - Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior,

vai implementar uma medida de Eficiência Energética dirigida às escolas em colaboração com a ADENE - Agência para a Energia e a RNAE - Rede Nacional de Agências de Energia, tendo como beneficiários todos os Agrupamentos de Portugal Continental. A medida irá ser implementada durante o ano lectivo de 2014-2015.
Segundo o Director-Geral da ENERAREA, Carlos Santos, as vantagens são muitas para as escolas com a implementação desta medida, já que vai permitir “reduzir a factura energética do consumo eléctrico dos estabelecimentos escolares”, através de uma correcta utilização dos equipamentos e sistemas consumidores de energia. “Vai ainda melhorar os níveis de eficiência energética das escolas, ao utilizar a energia de forma mais racional e eficiente. Será também promovido o desenvolvimento de estratégias de eficiência energética”, salienta o responsável.
A medida “Tutores de Energia nas Escolas” visa criar a figura do “Tutor/Gestor de Energia” em 120 Agrupamentos de Escolas de Portugal Continental, através da aquisição de competências para a gestão de energia. Trata-se de um programa de formação gratuito específico, com uma carga horária de 25 horas, e que irá decorrer em horário pós-laboral, direccionado às necessidades energéticas dos edifícios escolares. É destinado a professores do quadro das escolas/Agrupamentos. Este programa de formação específico será complementado por 360 acções de sensibilização, intituladas “A Agência vai à Escola”, junto da comunidade escolar, destinadas a professores, funcionários e alunos, tendo como objecto a sensibilização para a utilização racional de energia e adopção de práticas comportamentais sustentáveis.
A iniciativa visa ainda criar um dia específico para a temática da eficiência energética e utilização racional de energia, permitindo a presença de técnicos das Agências de Energia.