Guarda


A Acriguarda-Associação de Criadores de Ruminantes da Guarda vai promover, no dia 26 de Novembro, no Teatro Municipal da Guarda, um congresso sobre “Política Agrícola - Horizonte 2020 - Estratégia nacional”, que vai contar com a presença da Ministra da Agricultura, Assunção Cristas. A organização adiantou na segunda-feira, dia 10 de Novembro, em conferência de imprensa que, naquele dia, o evento já tinha cerca de 400 inscrições confirmadas, de agricultores do distrito e de outras regiões do país.  
Os trabalhos do congresso começam pelas 10.00 horas, com a sessão de abertura, com a presença de Tavares Lopes, presidente da Assembleia Geral da Acriguarda, e de Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal da Guarda. Segue-se o painel sobre “Pagamentos directos”, que terá como oradores Luís Mira e Bruno Dimas. Pelas 12.30 horas, a Ministra da Agricultura fará o encerramento dos trabalhos do período da manhã. Após o almoço será abordado o tema “Desenvolvimento Rural”, com intervenções de Cláudia Costa e Luís Souto Barreiros. Pelas 16.00 horas, os participantes vão ouvir falar de “Desafios na agricultura portuguesa”, pelos ex-ministros da Agricultura Luís Capoulas Santos e Arlindo Cunha. O encerramento do congresso está agendado para as 17.00 horas e contará com a presença de João Machado, presidente da CAP - Agricultores de Portugal.
A direcção da Acriguarda destacou a importância da realização do congresso por decorrer no período que antecede a entrada em vigor do novo Quadro Comunitário de Apoio que vigorará até 2020. A iniciativa será para “tentar ver perspectivas de futuro” para o sector agrícola, referiu Rui Matos, da organização. Segundo o dirigente, com as medidas que se perspectivam para o sector, por exemplo para as cotas leiteiras, as previsões apontam que há produções que vão ficar melhor e outras pior. “Aqueles produtores com históricos altos vão perder um pouco e aqueles que têm produções mais baixas, se calhar, é que vão ficar melhor”, vaticina. Disse ainda que tudo indica que com a nova Política Agrícola “no global, Portugal vai ficar melhor”.
Quando questionado sobre os pedidos que vão ser feitos à Ministra da Agricultura, Rui Matos, disse que era importante que o Ministério da Agricultura alargasse o cadastro predial, que está a ser feito em Seia e Oliveira do Hospital, a toda a região, para que os agricultores pudessem ser mais competitivos.
José Manuel Nunes, também da direcção da Acriguarda, referiu que o congresso a realizar na Guarda é importante para esclarecer os agricultores sobre o futuro do sector. “Gostaríamos que os nossos associados e parceiros não desperdiçassem os instrumentos financeiros ao dispor”, disse, salientando que os trabalhos vão permitir “ver o que vai existir até 2020 e tomar uma decisão” sobre o planeamento do futuro agro-pecuário.
A Acriguarda, presidida por Inocêncio Marques, comemora este ano os 25 anos de existência e possui cerca de 4 mil associados na região.