No próximo Sábado, 15 de Novembro


Os 800 anos da criação da paróquia e da freguesia de Alvendre (Guarda) vão ser assinalados este sábado, 15 de Novembro. O programa começa às 11.00 horas com a celebração da Missa presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício. Ainda durante a manhã, terá lugar a inauguração de um monumento evocativo dos 800 anos da criação da paróquia e da freguesia de Alvendre.
Na parte da tarde, com a presença do Presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, terá lugar a inauguração da nova sede de freguesia e do salão de convívio. Também será inaugurada uma exposição relacionada com a freguesia de Alvendre.  O padre José Geada, pároco de Alvendre, explicou ao Jornal A GUARDA, que “a comunidade costuma celebrar a Festa do Padroeiro, São Martinho, no dia 11 de Novembro ou no fim-de-semana mais próximo”. Adiantou que “este ano a data é vivida de forma particular uma vez que se cumprem 800 anos da criação da paróquia e da freguesia”.
A paróquia e freguesia de Alvendre têm foral do primeiro Bispo da Diocese da Guarda, depois de transferida da Egitânia, D. Martinho Pais.
A Paróquia de São Martinho de Alvendre está sedeada na freguesia de Alvendre, concelho, distrito e diocese da Guarda. Era priorado da apresentação do Cabido da Sé da Guarda.
As comemorações dos 800 anos da criação da paróquia e da freguesia são uma organização conjunta da Paróquia e da Junta Freguesia de Alvendre.