Das primeiras preocupações de qualquer dono, são os parasitas externos, perfeitamente visíveis a olho nu,

quando estes se encontram no animal. Procuram ver-se livre dos tão indesejáveis inquilinos - pulgas ou carraças, mas mais do que eliminá-los é importante reconhecer sinais de alerta para doenças que estes parasitas possam transmitir ao seu animal e a si próprio, para uma intervenção rápida e adequada. Há três complicações associadas à presença de pulgas, que poderão reconhecer no vosso animal.
. Dermatite Alérgica por Picada da Pulga (DAPP): alguns animais são alérgicos à saliva das pulgas apresentando alguns sinais típicos desta condição: prurido intenso, falta de pêlo em zonas específicas (base da cauda, flancos e abdómen), feridas auto-infligidas por tentarem aliviar a comichão com as patas ou os dentes e infecções secundárias muitas vezes derivadas dessas feridas e escoriações feitas por eles próprios. A DAPP pode ser confirmada quando nos deparamos com a presença de pulgas ou fezes das mesmas, e que melhora significativamente quando se procede à desparasitação externa e controlo destes parasitas. Por vezes é necessário proceder ao tratamento dessas infecções secundárias.
. Ténias: as pulgas são o principal transmissor da ténia mais comum: Dipylidium caninum (um parasita interno que habita no aparelho intestinal). Os cães e gatos são infectados quando estes ingerem pulgas infectadas com larvas de ténia. Estas ténias podem não provocar sinais evidentes nos animais, mas têm uma grande capacidade de infectar pessoas (forte potencial zoonótico). Muito frequentemente, os proprietários de cães ou gatos parasitados com ténias verificam a saída de  pequenos segmentos destas pelo ânus dos animais, ou então vêem os mesmos segmentos, secos, agarrados ao pêlo dos animais ou caídos na cama, assemelhando-se a pequenas sementes. Assim, faz todo o sentido que um animal no qual se detecte a presença de pulgas, seja também desparasitado internamente.
Hemobartonelose em gatos: A hemobartonela é uma ricketsia que invade os glóbulos vermelhos, provocando a sua destruição levando a uma anemia progressiva. Os gatos infectam-se por contacto com pulgas infectadas ou fezes das mesmas. Alguns gatos não apresentam sinais evidentes, passando despercebida. A  Hemobartonella  assume maior importância pelo facto de estar associada à Doença da Arranhadela do Gato, havendo pessoas que desenvolvem quadros graves, principalmente quando imunodeprimidas.

O controlo dos parasitas externos é extremamente importante, para a saúde e bem estar dos nossos animais e para quem cuida deles.
Siga o plano de desparasitação aconselhado pelo seu médico veterinário.

Porque eles merecem o nosso melhor!