Entre margens da Palavra


0. Preparo-meProcuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.
1. O que diz o texto- Leio pausadamente Mc 6,30-34.- Sublinho e anoto o mais significativo.Os discípulos voltam da missão. Jesus convida-os ao merecido descanso. Mas diante da multidão, tida por “ovelhas sem pastor”, o olhar compassivo de Jesus prioriza o amor.
2. O que me diz Deus- Como Jesus olha para mim? O que aprendo d’Ele? Jesus não olha ninguém com indiferença: vê o cansaço dos discípulos e a necessidade da multidão. Descanso e missão parecem contradizer-se. O Evangelho questiona os meus cansaços e o que, realmente, me repousa. Preocupações desmedidas, dispersão exterior e divisão interior criam desassossego, insegurança e esgotamento. Pelo contrário, amar unifica-me e fortalece relações. Sem compaixão, torno-me estéril: a vida cristã e a ação pastoral tornam-se exercício académico e demonstração de poder.
3. O que digo a Deus- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).Senhor, não pretendes que caia no ativismo. Tampouco me queres indiferente às necessidades alheias. Equilibrar descanso e ação não é fácil. Solicitações e obrigações atropelam-me. Esgotado, adio o necessário e desejado, para mim e para os outros. Ensina-me que parar não é perder tempo, pois só avanço se, em Ti, descanso.Senhor, em Ti, o amor não é cego. Sabes perceber a necessidade de cada um. Vês, com os olhos do coração, a carência escondida, não assumida. E compadeces-Te. Dá-me um coração compassivo como o teu, capaz de amar e ajudar em vez de julgar.Escolheste como prioritário ensinar. Antes de qualquer milagre, antes de multiplicar o pão para a fome física, alimentas-me com o pão da tua Palavra. Ensinas porque amas. Também eu preciso dessa verdade que me ilumine e guie pelo caminho.
4. O que a Palavra faz em mim- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.Senhor, magnânimo Pastor. Apesar das minhas falhas, experimento o teu olhar de compaixão e a tua Palavra que me guia. Por isso, agradeço e louvo, contemplo e adoro.Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.
PROVOCAÇÕES- Como aproveito os tempos de descanso e de férias?- Neles incluo Deus e os outros, alimentando a fé e praticando a caridade?- Tenho um olhar e coração compassivos? O que me levam a fazer? 
UM PENSAMENTO“Tens muito que fazer? Não; tenho muito que amar.” (Sebastião da Gama)
UM DESAFIOPedir ao Espírito Santo a graça de descansar em Deus para melhor amar.
ARQUIVO & PODCASThttps://seminariointerdiocesanosj.pt
UMA ORAÇÃO-POEMA
Só avança quem descansamas só o amor Te repousa.E eu que me esfalfo tantofora do caminho, errantepercebo, por fim, o quantoreaver a fonte, caminhanteme devolverá a identidade.Daí, descansado, retornareiàs sedes humanas sem idadee a valiosa raiz da vida cuidarei.Em mim, no outro, cada coraçãopor Ti retornará, do fazer ao ser,cedendo tempo na compaixãopara retomá-lo, depois, ao beberda tua Palavra luz, rumo e descansona profundidade, achando repouso.