Festa de acolhimento na Praça Velha e na Sé Catedral


A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora ‘Salus Populi Romani’, símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, chegam este sábado, 5 de Março, à Guarda. A Festa de Acolhimento acontece a partir das 16.00 horas, na Praça Velha, com o acolhimento dos símbolos e um concerto da “Banda da Paróquia”, grupo de música de inspiração cristã da Diocese de Coimbra. Às 18.00 horas, o bispo da Guarda vai presidir à Eucaristia, na Sé Guarda, onde, às 21.00 horas terá lugar uma Vigília de Oração.
Os responsáveis pelo COD Guarda (Comité Organizador Diocesano) explicam que “no dia 5 de Março de 2022, os símbolos JMJ serão recebidos na Sé da Guarda numa festa da juventude que procura juntar os jovens de toda a diocese”.
Depois da Festa de Acolhimento, os símbolos que o Papa João Paulo II entregou aos jovens de todo o mundo, vão percorrer todos os arciprestados da Diocese da Guarda. O itinerário começa no arciprestado de Pinhel/Figueira de Castelo Rodrigo (6 a 10 de Março), seguindo depois para Almeida/Sabugal (10 a 13 de Março), Fundão/Penamacor (13 a 17 de Março), Covilhã/Belmonte (17 a 20 de Março), Seia/Gouveia (20 a 24 de Março), Celorico/Trancoso (24 a 27 de Março) e Guarda/Manteigas (27 de Março a 2 de Abril).
Na mudança do arciprestado da Covilhã/Belmonte para o de Gouveia/Seia, no dia 20 de Março, haverá a Via Sacra, a partir das 15.00 horas, na zona da Torre (Serra da Estrela).
Na peregrinação pelo arciprestado da Guarda/Manteigas, os símbolos passam pelo Vale do Mondego (Aldeia Viçosa), no dia 27, seguindo para Manteigas (27 e 28 de Março), Vale de Estrela (29 de Março), Barroquinho (30 de Março), Cerdeira e Outeiro de São Miguel (31 de Março), Guarda – São Miguel (1 de Março) e Guarda – Sé (2 de Março).
A entrega dos símbolos à Diocese de Viseu será no dia 3 de Abril, às 11.00 horas.

Festa da Juventude
Recorde-se que nos meses que antecedem cada Jornada Mundial da Juventude, e a próxima será em Lisboa, de 1 a 6 de Agosto de 2023, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem.
A Jornada Mundial da Juventude é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, esta acção é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.
A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa.
Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.
Assim, de 1 a 6 de Agosto de 2023, a cidade de Lisboa vai receber a Jornada Mundial da Juventude 2023. O Papa Francisco, no encerramento da última edição das Jornadas Mundiais da Juventude, que teve lugar, em 2019, no Panamá, anunciou que a edição seguinte seria em Portugal e teria como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

Porta de entrada
da JMJ
“Aqui começa a tua jornada” é a mensagem que se pode ler no outdoor, colocado na A25, indicando a Diocese da Guarda como “porta de entrada” para a JMJ Lisboa 2023 e Vilar Formoso como a “fronteira da paz”.
A colocação do outdoor resultou do protocolo entre a Câmara de Almeida e o Comité Organizador Diocesano da Guarda para a Jornada Mundial da Juventude 2023. O protocolo, foi assinado no dia 2 de Julho de 2021, em Almeida, no dia do Feriado Municipal, na presença do presidente da autarquia local, António Machado, do bispo da Guarda, D. Manuel Felício, da responsável do Comité Organizador Diocesano da Guarda JMJ 2023, Sandra Soares, e do presidente da Fundação JMJ 2023, D. Américo Aguiar.
O documento prevê também a cedência, por parte da autarquia, das instalações da Antiga Alfândega para actividades de acolhimento aos jovens peregrinos, bem como apoio logístico e cooperação no decorrer das pré-jornadas da JMJ Lisboa 2023, a decorrer na Diocese da Guarda.

Actos centrais junto
ao Parque das Nações
Os actos centrais da JMJ Lisboa 2023, a vigília de oração e a Missa final, presididas pelo Papa Francisco, vão decorrer na zona do Parque das Nações e nos terrenos do concelho de Loures que estão na continuidade da margem do Tejo.
Na última semana, os autarcas de Lisboa e Loures visitaram o local na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o coordenador do grupo de projecto que vai acompanhar a preparação das Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023, José Sá Fernandes, e o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar.

Ícone de Nossa Senhora
O ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retracta a Virgem Maria com o Menino nos braços, acompanha a Cruz Peregrina desde o ano 2000. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. O ícone de Nossa Senhora tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura.

Cruz Peregrina
A Cruz Peregrina, com 3,8 metros de altura, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens, no Domingo de Ramos de 1984, para que fosse levada por todo o mundo. Desde essa altura, a Cruz Peregrina, feita em madeira, iniciou uma peregrinação e já passou pelos cinco continentes e em quase 90 países.