Ano da Vida Consagrada


A comunidade das Irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima foi fundada, na Guarda, no dia 13 de Junho de 1933. As três Irmãs que vieram para a cidade ficaram instaladas numa residência integrada na Casa “Veritas”. Como uma das Irmãs tinha carteira profissional de linotipista, entrou ao serviço da Tipografia, acumulando, depois, com o ofício de compositora mecânica e assumindo, também, a chefia de toda a oficina, onde trabalhavam diversos compositores e impressores. Mais tarde, uma outra Irmã assumiu a gerência da Casa. Além do trabalho da tipografia, as Irmãs colaboravam no serviço de escritório e no balcão da livraria.
Juntamente com a missão na “Veritas”, as Irmãs davam catequese na paróquia, desde 1945. Aos domingos, faziam a animação litúrgica dos cânticos da Eucaristia, na igreja de Nossa Senhora dos Remédios e na cadeia, e visitavam doentes, levando-lhes a sagrada comunhão.
A partir da comunidade foi possível a formação de catequistas a nível de paróquia e de diocese.
Em 1980 deu-se a mudança das Irmãs do edifício da Casa “Veritas” para uma casa própria da Congregação. A comunidade era, agora, constituída por mais Irmãs, trabalhando profissionalmente quatro na Casa “Veritas” e outras como professoras no ensino básico e secundário.
No final de 2004, a comunidade cessou o trabalho profissional na Casa “Veritas”. Desde então, o seu objectivo passou a ser o de uma maior integração na comunidade humana e eclesial, continuando as Irmãs a colaborar na pastoral paroquial e diocesana, dedicando-se ao serviço da catequese a crianças, adolescentes e jovens, como tarefa fundamental, assim como ao serviço da liturgia e dos doentes e na acção social e de caridade.
Actualmente, a comunidade, composta por quatro Irmãs, continua a assumir a catequese a crianças, as visitas a doentes e idosos, levando-lhes a sagrada comunhão, e a liturgia dominical de Vésperas, na igreja do Bonfim. Além disso, colabora em outros trabalhos pastorais, na catequese de adultos e na formação de catequistas, e faz voluntariado social junto de doentes, no Hospital da cidade e na Casa de Saúde Bento Menni.
Deolinda Serralheiro, Superiora da comunidade, disse ao Jornal A Guarda que “as Irmãs amam a cidade da Guarda, como sua cidade, com a sua população e cultura”. Explicou que procuram adaptar-se às suas características, “expressas nos cinco F’s, nomeadamente no F do frio”. “Apreciamos as pessoas da Guarda, que são muito amáveis e acolhedoras, crentes e criativas”, referiu.
Deolinda Serralheiro disse ainda que as Irmãs gostariam de “poder colaborar mais junto das novas gerações, onde mais se fazem sentir as necessidades de formação e de animação religiosa”, mas não lhes é possível. E acrescentou: “Reflectimos e rezamos todas as necessidades da Igreja e da sociedade local e acreditamos que uma nova ‘primavera’ há-de despontar”.
Fundada em 1923 por Luiza Andaluz, em Santarém, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, neste momento, está presente em Portugal nos lugares de Lamego, Aveiro, Fátima, Valado dos Frades, Benedita, Ericeira, Lisboa, Amareleja (Beja), Santarém, Coimbra, Belas (Queluz), Entroncamento e Castelo de Sesimbra, num total de 17 comunidades.
Também tem comunidades na Bélgica, Luxemburgo, Brasil, Guiné Bissau, Angola e Moçambique.