Entre margens da Palavra



0. Preparo-meProcuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.
1. O que diz o texto- Leio pausadamente Mc 3, 20-35.- Sublinho e anoto o mais significativo.A atuação de Jesus atrai a incompreensão de familiares que O julgam “fora de si” e a hostilidade de escribas que O acusam de estar possesso. Negar Jesus é recusar Deus. Segui-l’O é aparentar-se com Ele. 
2. O que me diz Deus- Que me fazem sentir as palavras de Jesus? A vida, pregação e gestos de Jesus interpelam. Uns preocupam-se. Outros sentem-se ameaçados. A incredulidade deixa-me “fora”. Julgar e condenar são defesas contra o que constrange a minha vida acomodada. Evita-me repensar “certezas” e “seguranças”. Por isso, Jesus redefine a noção de família. Para Ele, a verdadeira pertença implica escuta e fidelidade à vontade de Deus, acolhendo seu Espírito. É pela fé, vivida, que estou “dentro”, com Ele. Onde me encontro: fora ou dentro?
3. O que digo a Deus- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).Senhor, tantos há que, desde fora, julgam-Te e condenam os que Te seguem, recusando entrar para Te conhecer melhor. E há os que estão conTigo, dentro, sabendo que isso implica estar sempre a caminho. Ajuda-me a jamais me acomodar, a nunca ceder à tentação de desprezar a diferença e novidade, sem antes discernir a presença do bem e a ação do teu Espírito.Senhor, quero pertencer à tua nova família e ter-Te por irmão. Não me basta estar registado no livro da paróquia. Preciso viver como batizado. É na interioridade que ouço e acolho a tua Palavra. É na exterioridade que tornarei visível a minha afinidade com a vontade de Deus. Aspiro seguir pelo caminho novo do teu Evangelho, dando os mesmos passos e partilhando o mesmo ideal. Terei teu Espírito por guia.
4. O que a Palavra faz em mim- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.Senhor, pertencer à tua família é graça e responsabilidade. Desde a primeira, torna-se possível viver a segunda. Por isso, Te louvo e agradeço, Te contemplo e adoro.Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.
PROVOCAÇÕES- Sou dos de “fora” que julgam e condenam os outros?- Minha vida revela estar “dentro”, com Deus e sua vontade?- Se tenho Deus por Pai, acolho o outro como irmão?
UM PENSAMENTO“Se uma única pessoa vir o amor de Cristo em mim, toda a minha vida terá valido a pena.” (Katie Davis)
UM DESAFIOPedir ao Espírito Santo a graça de viver comprometido como irmão de Jesus.
ARQUIVO & PODCASThttps://seminariointerdiocesanosj.pt
UMA ORAÇÃO-POEMA
Ser tua mãe,dando-Te corpo e vidano sopro dos meus diasadotando-Te nos traçosnum parto de cada entregae abraçar-Te, “salvando-Te”.Ser tua irmã,dando-Te espaço e rostoenvolvida em laços de ternurae consolo, em noites de amargurae sorrir-Te, a cada sim.Ser teu irmão,dando-Te tempo e coraçãono temperamento do serno sentimento de Te terpor companheiro e pãoe caminhar-Te, em cada passo.