0. Preparação

Procuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.
1. LeituraLeio pausadamente o Evangelho Jo 20, 19-31. Imagino-me presente no Cenáculo, entre os discípulos de Jesus. Imagino, agora, Cristo ressuscitado vivo e presente, no meio da minha família, do meu quotidiano. O que me diz? O que sinto?- Sublinho o importante; fixo o essencial. Esta Palavra é-me dirigida.
2. MeditaçãoNeste Domingo da Misericórdia, o Evangelho lembra aparições de Cristo ressuscitado aos discípulos. Estes permanecem fechados em casa, com medo. Tal como acontece a muitos de nós. A repetida oferta da sua paz é oportuna e atual. A sua presença converte o medo em alegria. Além disso, concede o seu Espírito e confia uma tarefa: prosseguir a sua missão. Estou preparado? Tomé, o meu “gémeo” na dificuldade em acreditar, é modelo a imitar na passagem da incredulidade à fé. É o que preciso para viver o presente e me preparar, consciente e confiante, para o regresso à normalidade após a quarentena.3. Oração com DeusSenhor, como os teus discípulos, vivo encerrado em casa, com medo daquilo que não controlo; fechado em mim, receoso das minhas próprias fragilidades, desconfiado dos outros. Eu Te peço: vem até mim! Comunica-me a tua paz. Saber-Te presente, na minha vida, transmite-me serenidade e alegria.Como Tomé, minha fé é hesitante. Preciso de sinais para acreditar. Busco provas como justificação, diante dos outros, da minha identidade cristã. Mas a fé nutre-se de liberdade. E sua única evidência é o amor. Tu, porém, não me julgas. Compreendes a minha resistência. Pela tua misericórdia, saberei crer sem ver. Melhor, tornarei visível a tua presença em mim.Jesus ressuscitado, sopra sobre mim e concede-me o dom do teu Santo Espírito. Com Ele, passo a passo, crescerei na fidelidade. Perdoado, envia-me como instrumento do teu perdão. Em Ti firmado, faz de mim testemunha da tua Ressurreição.
4. ContemplaçãoMeu Senhor e meu Deus! és a fonte da minha paz. És a razão da minha alegria. Em Ti creio. A Ti adoro. A ti amo. Mas fortalece a minha fé. Reconheço e agradeço os sinais da tua Ressurreição. Louvo-Te e abandono-me nas tuas mãos. Contemplo e adoro. Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, ouso comprometer-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.
Um pensamento - “O único Deus que existe é Aquele que nos faz crescer.” (François Varillon)
Provocações - Sou prova da Ressurreição de Jesus ou preciso de provas para acreditar?- A minha fé na ressurreição traduz-se de que forma no quotidiano?- Que significado tem o domingo para mim?- Que medos me fecham em mim mesmo e dificultam o testemunho de fé?
Um propósito - Pedir ao Espírito Santo a graça de uma fé capaz de acreditar sem ver. Uma oração poemaDe portas e coração cerrados,Me encurrala o medo em mim.Mas eis-Te bem no meu centroA ofertar paz como pão a órfãoSerenando minha vã tormenta.
Mas o incrédulo gémeo de mimTeima, duvida, sedento de sinal.Sem ver nem tocar esboço de TiQue rumo farei do meu andar?
Dócil, tomas corpo em minha dorE, soprada tua luz e vida em mim,Sussurras ao despertado coração:Aproxima, olha, põe, toca… e crê!E eu, contrito e salvo, proclamo:Senhor e Deus meu, envia-me!