0. PreparaçãoProcuro um lugar adequado e uma boa posição corporal.

Respiro lenta e suavemente.Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.1. LeituraLeio pausadamente o Evangelho Mt 28,16-20.- Procuro entender o simbolismo do lugar, os sentimentos expressos e o sentido das palavras de Jesus. Tento alcançar a mensagem. O que me diz e me faz sentir?- Sublinho o importante; fixo o essencial. Esta Palavra é-me dirigida.2. MeditaçãoÉ a conclusão do Evangelho de São Mateus. No início da sua obra, o evangelista apresenta Jesus como Emanuel, o Deus connosco. Hoje, no seu final, retoma a mesma ideia, recordando a sua promessa: Eu estou convosco. A Ascensão não é uma ausência, mas uma presença confirmada, embora diferente. Outra inclusão é que Jesus despede-se dos seus discípulos na Galileia, onde tudo começara. Foi aí que muitos deles foram convocados por Ele, no princípio do seu ministério público. Também hoje, sou encontrado, chamado e enviado por Cristo na realidade do meu quotidiano. É aí que devo testemunhar, como discípulo, a minha pertença a Deus, pois Ele está comigo.3. Oração com DeusSenhor, continuamente, marcas encontro comigo. Este tempo sem templos, ajudou-me a perceber que o meu lar, o meu trabalho, os meus encontros ou falta deles, se tornaram igreja, lugares e momentos de Te experimentar presente. Ajuda-me, aos poucos, a retomar hábitos e a adaptar-me a novas rotinas. É aqui que me encontras e chamas a recomeçar, conTigo, a tarefa de tornar Deus visível.Como os discípulos de outrora, também eu duvido. Do que serei capaz? Como viver e testemunhar a fé nestes novos tempos? Como ser próximo, no distanciamento? Como abraçar os outros sem usar braços? Se hesito, Tu confias. E é por Ti e em Ti que me fio.Ir, ensinar, batizar. Como farei, Senhor? É pelo meu testemunho que serei discípulo e farei discípulos. Mas, com tão pouco que sei e com a minha inconstância, qual será a minha autoridade? Concede-me, Senhor, a graça da perseverança e da confiança. Acredito que estás comigo, até ao fim. Prometeste! ConTigo a meu lado, não desistirei.4. ContemplaçãoSenhor, Tu estás sempre comigo, pois és fiel às tuas promessas. Em Ti confio. Tu és a minha força. Na tua Palavra, encontro coragem. Contas comigo como teu discípulo, enviado a chamar outros para Te seguirem. Agradeço a tua confiança em mim. Por tudo isto, quero louvar-Te. Contemplo e adoro.Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, ouso comprometer-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.
Um pensamento - “Cristo deixa de estar ao nosso lado para ficar no coração.” (Karl Rahner)
Provocações - Assumo que sou enviado por Cristo a anunciar o seu Evangelho?- Como posso dar melhor testemunho da minha fé?- Acredito que Cristo está comigo?
Um propósito - Pedir ao Espírito Santo a graça de viver na certeza da sua presença.
Uma oração poemaConvocaste-me ao princípio de mimE, no princípio, febril, não entendi.Confesso: confuso, até tremi. E temiEssa nova via por onde me levarias.Então, solícito, tomaste a dianteira.Como grão, lançaste-Te, entregadoÀ noite da terra e ao frio da morte,Para depois germinar e rebentarEm renovada vida espigada, medrada.
O que parecia o desfecho da históriaTornou-se inédito enredo de recomeço,Versão revista e melhorada do que sou.Neste hoje, é a minha vez de ir e ser,Grão e espiga, lavrada, seara e ceifa.Tudo porque desceste até ao meu chãoPara, de regresso à Fonte de toda a vida,Ascenderes ao meu coração reacendido.